O Pontifício Conselho Justiça e Paz no Vaticano comunicou hoje que o Papa Bento XVI escolheu como tema "Educar os jovens para a justiça e para a paz" para a 45ª Jornada Mundial da Paz que será celebrada no próximo 1º de janeiro de 2012.

O comunicado assinala que este tema "introduz-se ao centro de uma questão urgente no mundo de hoje: escutar e valorar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica onde possam ser plenamente expressos e realizados os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano".

Depois de ressaltar a "urgência de um mundo novo", o dicastério recorda no comunicado que "a Igreja acolhe os jovens e a suas diversas instâncias como o sinal de uma sempre promissora nova primavera e indica Jesus como o modelo de amor que faz ‘novas todas as coisas’".

"Os responsáveis pela coisa pública estão chamados a operar de modo que as instituições, as leis e os diversos ambientes de vida sejam penetrados pelo humanismo transcendente que ofereça às novas gerações as oportunidades da plena realização e trabalho para construir a civilização do amor fraterno coerente com as mais profundas exigências de verdade, de liberdade e de justiça do ser humano".

O comunicado sublinha ademais que "os jovens deverão ser agentes de justiça e de paz em um mundo complexo e globalizado. O qual torna necessária uma nova ‘aliança pedagógica’ de todos os sujeitos responsáveis".