Bento XVI realizou nesta quarta-feira 4 nomeações episcopais para sedes importantes no  Brasil. Dom Wilson Luís Angotti Filho será o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Bento XVI nomeou como Arcebispo Metropolitano de Campo Grande Dom Dimas Lara Barbosa, até então bispo auxiliar do Rio de Janeiro. A Arquidiocese de São Paulo ganhou um novo auxiliar, Dom Júlio Endi Akamine, e Dom José Hergesse, será o  novo bispo auxiliar de Vitória (ES).

Dom Wilson, do clero da diocese de Jaboticabal (SP), também é assessor da comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília.
Dom Angotti nasceu em 5 de abril de 1958 em Taquaritinga (SP). Depois de frequentar a escola básica e média na cidade natal entrou para o Seminário diocesano de São Carlos onde estudou filosofia.

Ele estudou teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto coligado à Pontificia Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção” de São Paulo. Em 1988 obteve a Licenciatura em Teologia Dogmatica na Pontificia Universidade Gregoriana, em Roma, informou a Rádio Vaticano

Depois de aceitar a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Campo Grande apresentada por Dom Vitório Pavanello, que completou 75 anos, Bento XVI nomeou como Arcebispo Metropolitano de Campo Grande Dom Dimas Lara Barbosa, que até então era bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A Rádio Vaticano divulgou uma breve biografia de Dom Dimas na que conta que o prelado nasceu em Boa Esperança (MG) e antes de começar a formação sacerdotal, se formou em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos. Depois frequentou o Instituto de Filosofia São Bento, em São Paulo além de cursar teologia no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. Em Roma, concluiu o doutoramento em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988 para o clero de São José dos Campos, ao decorrer do ministério sacerdotal foi secretário do Instituto Nacional de Pastoral da Conferência Episcopal em Brasília e também Secretário da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.

Em 11 de junho de 2003 foi nomeado bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro. Atualmente conclui o quadrienio como Secretário Geral da Conferência Episcopal Brasileira.

Dom Júlio Endi Akamine também foi nomeado nesta quarta-feira pelo Papa Bento XVI como novo bispo auxiliar de São Paulo. Antes da nomeação, Dom Akamine era superior provincial da província São Paulo da Sociedade do Apostolado Católico. Dom Akamine nasceu em 20 de novembro de 1962 em Garça (SP).
Entrou no Seminário em Londrina (PR) onde terminou os estudos básico e médio.

Estudou filosofia e teologia no “Stadium Teologicum Claretianum” em Curitiba. Recebeu a ordenação sacerdotal em 24 de janeiro de 1988. Depois, obteve a licenciatura e formação em Teologia Dogmatica na Pontificia Universidade Gregoriana, em Roma, finalizando os estudos em 2005.

Por último, nesta quarta-feira o Papa nomeou o até então procurador geral da ordem dos Clérigos Regulares de Roma, Dom José Hergesse, como novo bispo auxiliar da capital capixaba.

Dom Hergesse nasceu em 15 de julho de 1957 em Paranapanema (SP). Depois dos estudos preparatórios ingressou na Ordem dos Clérigos Regulares dos Teatinos. Terminou os estudos de filosofia no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, e os teológicos na Pontificia Universidade Gregoriana, em Roma.