Em entrevista concedida ao grupo ACI, o Prefeito do Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica, considerada como a Corte Suprema do Vaticano, Cardeal Raymond Burke, destacou as "qualidades excepcionais" do Papa Bento XVI que ontem celebrou seu sexto aniversário de pontificado.

O Cardeal disse que "o Santo Padre demonstrou suas muitas qualidades excepcionais assim como sua especial capacidade para ensinar coisas profundas da maneira mais acessível. Já seja com sua visita, suas audiências das quartas-feiras ou suas muitas homilias, consegue fazer-se compreender bastante e isso me diz muita gente com quem eu me encontro".

O Cardeal Burke referiu logo que "uma das grandes qualidades (de Bento XVI) é sua profunda bondade. Quando o escuta ou se encontra com ele pessoalmente se aprecia uma bondade que rodeia tudo e que o permite comunicar-se com outros".

"Acredito que há um grande dinamismo neste pontificado que alguns não esperavam de um homem ancião. De fato não pôde fazer todas as coisas que fez João Paulo II em termos de viagens, mas definitivamente sim se mantém muito seguro em seu caminho", acrescentou.

O Prefeito destacou também "que resulta extraordinário que tenha podido publicar dois volumes da vida de Nosso Senhor. Neles nos deu um caminho para ler as Sagradas Escrituras que é memorável, muito acreditável cientificamente e ao mesmo tempo muito evangelizador para quem o lê".

O Cardeal Burke comentou também ao grupo ACI que estava impressionado de maneira particular com a viagem do Papa ao Reino Unido porque "foi uma visita em que muitos antecipavam apenas reações negativas. Assim foi maravilhoso ver quão receptivas, em realidade, foram as pessoas em seus discursos e homilias".

Este 19 de abril foi um dia de trabalho como qualquer outro para o Santo Padre, à diferença do resto dos membros da Cúria Vaticana que tiveram a jornada livre por este sexto aniversário do pontificado do Papa Bento XVI.