O santuário de São Francisco de Assis em Perugia (Itália) oferece a partir do dia 9 de abril aos devotos de todo o mundo que visitem a tumba do santo pela Internet.

Os responsáveis pelo santuário instalaram dois câmeras de vídeo na cripta do santo para transmitir as imagens em www.sanfrancesco.org .

Além disso recebem as intenções de oração dos devotos através do endereço: latuapreghiera@sanfrancesco.org  

O lançamento desta "peregrinação virtual" coincide com a reabertura da cripta de São Francisco, fechada desde o dia 25 de fevereiro por trabalhos de restauração e manutenção. A cripta alberga os restos do santo desde ano 1230.

Por ocasião da re-abertura do santuário, no dia 9 de abril o Presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Angelo Bagnasco, presidiu uma celebração religiosa e visitou a tumba do "Pobrezinho de Assis".

Em declarações ao L’Osservatore Romano, o custódio geral do Sacro Convento de Assis, Padre Giuseppe Piemontese, explicou que "a preparação e a espera da visita do Papa Bento XVI no próximo 27 de outubro", animou-os a restaurar o "esplendor original do lugar, centro e coração da cidade santuário de Assis e dos franciscanos de todo o mundo".

Graças à minuciosa intervenção de Sergio Fusetti, diretor da obra de restauração, as cores escuras e densos por causa da fumaça das velas que caracterizavam as paredes da cripta, deram lugar à pedra original cor rosa pastel com nervuras em branco e cinza que refletem o novo sistema de iluminação.

A última restauração do lugar teve lugar no ano 1818 quando por vontade do Papa Pio VII, iniciou-se um cuidadoso trabalho de escavação que permitiu vislumbrar a tumba pela primeira vez depois de séculos.