A agência vaticana Fides informou que um numeroso grupo de católicos chineses participou do funeral do Dom Andrea Hao Jinli, Bispo da diocese de Xiwanzi-Chongli, na província de Hebei (na China continental), apesar das restrições das autoridades comunistas que inclusive bloquearam o acesso ao povoado natal do Prelado.

Dom Hao tinha 94 anos de idade. Nasceu no seio uma família de tradição católica e teve dois irmãos sacerdotes. Ingressou no seminário já adulto e foi ordenado sacerdote no dia 11 de abril de 1943. Foi consagrado Bispo em 1984.

"Apesar de sua avançada idade e das más condições físicas (durante anos se viu obrigado a deslocar-se em uma cadeira de rodas e tinha problemas de audição e de vista), estava sempre sob um estrito controle das autoridades governamentais até o momento da morte", informa Fides.

A agência acrescenta que "sua saúde se deteriorou no último mês, mas devido à estrita vigilância à qual estava submetido, os fiéis não puderam visitá-lo nem hospitalizá-lo. No momento da morte, junto a ele estava um sacerdote, recém posto em liberdade pela polícia depois de estar encarcerado durante uns dois meses, que pôde administrar-lhe a Unção dos Enfermos. Lacrado o ataúde, fecharam-se todas as ruas de acesso à sua casa".

O Prelado vivia no povoado de Gonghui onde seguiu celebrando Missa em uma paróquia católica com uma população de dois mil fiéis. "Quem conheceu Dom Hao fala dele como de um homem singelo e virtuoso, com grande fé em Deus e uma lealdade sincera ao seu ministério episcopal e à Igreja. Ele supervisionou a formação de um grande número de sacerdotes jovens e era infatigável no trabalho de evangelização, sem desanimar-se pelas dificuldades da saúde e do estrito controle das autoridades civis", acrescenta Fides.

A agência informa que seu funeral foi celebrado no dia17 de março, “com a participação de muitas pessoas, apesar das restrições impostas pela polícia que desde o dia da morte do Prelado rodearam o povoado, tratando de frear a afluência de fiéis de outras províncias".

"Dom Hao era o Bom Pastor para todas suas ovelhas as quais cuidou com grande paixão. Um fiel de sua diocese o saudou com estas palavras: 'Deixou-nos no dia das cinzas: esteve unido à paixão de Jesus Cristo toda a vida, através das provas que ele viveu, e é com Ele que ressuscitará'".

A diocese de Xiwanzi (Chongli) conta com 35.500 católicos, 20 sacerdotes e 28 religiosas. Nos últimos anos, continuou seu compromisso com a evangelização, vendo freqüentemente prisões de sacerdotes e fiéis laicos e a expropriação de igrejas, informa a agência vaticana.