Pouco mais de 100 anos depois de sua morte, Santa Teresa de Lisieux, cumpriu seu sonho de toda a vida de visitar Terra Santa, já que suas relíquias foram levadas a Israel na segunda-feira passada 14 de março para uma peregrinação por diversas cidades do país como Belém, Nazaré e Jerusalém, incluindo ademais a Franja de Gaza.

As relíquias da Santa canonizada pelo Papa Pio XI e proclamada Doutora da Igreja por João Paulo II foram recebidas no aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv (Israel), pelo Núncio Apostólico em Terra Santa, Dom Antonio Franco, o Patriarca de Jerusalém dos Latinos, Dom Fouad Twal e o chefe do departamento para os assuntos exteriores do ministério de relações do Israel, o embaixador Bahig Mansour.

O Núncio disse sobre esta visita que "este é um evento de fé e devoção que busca ajudar as pessoas a serem melhores e a viver melhor, em sua vida social, na vida comunitária e em sua vida espiritual".

As relíquias da Santa, que faleceu à idade de 24 anos em 1897, foram levadas à residência apostólica de onde sairão na quarta-feira a Co-catedral de Jerusalém para iniciar logo uma peregrinação de dois meses.

Desta cidade as relíquias serão levadas à igreja do Monte Carmelo me Haifa, lugar significativo das Carmelitas, ordem à qual pertencia a jovem Santa padroeira das missões.

No dia da Anunciação, 25 de março, as relíquias estarão em Nazaré, e na Semana Santa (em abril) serão levadas a Belém, novamente a Jerusalém e a Nazaré.

O embaixador de Israel ante a Santa Sé, Mordechay Lewy, assinalou sobre esta peregrinação das relíquias que tudo exigiu uma organização "muito complexa e escrupulosa".

"É uma empresa complicada -prosseguiu- do ponto de vista logístico, para passar os controles dos aeroportos, já que as saídas e as chegadas devem preparar-se com antecipação e muita atenção. Tudo mantendo um alto padrão de consideração e respeito".

Para o ministro do departamento para os cristãos do ministério do interior, Cesare Marjieh, o evento "não tem precedentes" e reveste uma grande importância. "É uma peregrinação -disse ao Jerusalem Post- muito importante para o Vaticano, já que as relíquias sustentarão aqui as maiores comunidades cristãs. Estamos felizes de poder ajudar e fazer que possam honrar as relíquias".

Em agosto as relíquias da Santa Teresa de Lisieux serão levadas a Madrid, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.