O Prefeito da Congregação para os Bispos no Vaticano, Cardeal Marc Ouellet, disse que o novo livro do Papa Bento XVI sobre Jesus é "um testemunho comovedor, fascinante e libertador" enquanto que para o diretor do jornal do Vaticano L'Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian, "é verdadeiramente um livro do coração".

Na apresentação do livro ontem no Vaticano, o Cardeal Ouellet disse que embora o texto do Papa "Jesus de Nazaré. Da entrada a Jerusalém à Ressurreição" é "bastante denso", este texto "lê-se por inteiro sem interrupções".

Ao ler o livro "o leitor é transportado por caminhos levantados para o emocionante encontro com Jesus, uma figura familiar que se revela ainda mais próxima em sua humanidade como em sua divindade. Completada a leitura, quer prosseguir o diálogo, não só com o autor, mas com Aquele de quem fala".

Jesus de Nazaré, exclamou, "é mais que um livro, é um testemunho comovedor, fascinante e libertador. Quanto bem suscitará entre os peritos e entre os fiéis!"

O Cardeal comentou logo que este livro vem sendo escrito desde 2007 em meio de uma série de experiências complicadas para a Igreja.

"Como teólogo e pastor tenho a sensação de viver um momento histórico de grande transcendência teológica e pastoral. É como se em meio das ondas que agitam a barca da Igreja, Pedro, tivesse obstinado uma vez mais a mão do Senhor que vem ao encontro sobre as águas, para nos salvar".

Nesta segunda parte o Papa toma o método de exegese de Santo Tomás de Aquino, no qual é "guiado pela hermenêutica da fé, mas tendo em conta ao mesmo tempo e responsavelmente a razão histórica, necessariamente contida nesta mesma fé".

"Um segundo tema se relaciona com o messianismo de Jesus. Certos exegetas modernos têm feito de Jesus um revolucionário, um professor de moral, um profeta escatológico, um rabino idealista, um louco de Deus, um messias de qualquer modo a imagem de seu intérprete influenciado por ideologias dominantes".

O Cardeal ressaltou que a explicação do Papa supera todas estas visões e "expõe com força e claridade as dimensões reais e sacerdotais deste messianismo" cujo sentido está na adoração a Deus envolvendo toda a existência.

Bento XVI também "responde amplamente às objeções históricas e críticas mostrando a coerência do sacerdócio novo de Jesus com o culto novo que Ele veio estabelecer na terra em obediência ao Pai".

Um último tema do livro, diz logo o Prefeito, é a ressurreição: "o Papa responde às elucubrações exegéticas que declaram compatíveis o anúncio da ressurreição de Cristo e a permanência de seu cadáver no sepulcro".

"Exclui estas absurdas teorias observando que o sepulcro vazio, mesmo que não fosse uma prova da ressurreição, da qual ninguém foi testemunha direta, segue sendo um sinal, um pressuposto, uma marca deixada na história de um evento transcendente".

O Cardeal Ouellet ressaltou logo que "a importância histórica da ressurreição se manifesta "no testemunho das primeiras comunidades que deram vida à tradição do domingo como sinal identificador de pertença ao Senhor".

O Prefeito concluiu sua apresentação assinalando que "ao final desta rápida passagem por uma obra que aproxima o leitor do verdadeiro rosto de Deus em Jesus Cristo, não resta outra coisa que dizer: Obrigado, Santo Padre!"

Por outra parte, Giovanni Maria Vian, diretor do jornal do Vaticano L'Osservatore Romano, assinala sobre esta segunda parte de "Jesus de Nazaré" que este é "verdadeiramente um livro do coração". "Trata-se de outro modo de indicar que o livro é o resultado de um longo caminho interior".

"Um amadurecimento do coração levou Joseph Ratzinger a conceber a idéia e logo a desenvolvê-la ao longo de muitos anos".

Entretanto, conclui, "isto não significa que de nenhum modo um decaimento da razão nesta busca inesgotável destes quase dois milênios que fascina e inquieta. Busca que nos últimos séculos se revestiu de novas exigências".