O Arcebispo Nikola Eterovic, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, apresentou hoje no Escritório de Imprensa da Santa Sé os Lineamenta (esboços) da 13ª Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será celebrada no Vaticano de 7 a 28 de outubro de 2012 sobre o tema: "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".

No prólogo do documento apresentado hoje, disse o Arcebispo Eterovic, "se evidencia a distinção teórica entre a evangelização como atividade regular da Igreja; o primeiro anúncio 'ad gentes', aos que não conhecem ainda Jesus Cristo e a nova evangelização, que se dirige sobre tudo aos que se afastaram da Igreja, às pessoas batizadas mas não suficientemente evangelizadas"

Na introdução "sublinha-se que a 13ª Assembléia Sinodal se situa no renovado compromisso ecumênico de evangelização que a Igreja empreendeu depois do Concílio Ecumênico Vaticano II".

O primeiro capítulo, intitulado: "Tempo de Nova Evangelização", descreve-se o nascimento do conceito de nova evangelização e de sua difusão no curso dos pontificados do Papa João Paulo II e Bento XVI.

Nesse mesmo capítulo são indicados os "seis cenários" que a Igreja deve confrontar para estar "à altura dos desafios que o contexto social e cultural de nossa época expõe à fé cristã": a secularização, o fenômeno migratório, os meios de comunicação, o setor econômico, a investigação científica e tecnológica e o setor político.

"Proclamar o Evangelho de Jesus Cristo" é o título do segundo capítulo, no qual se afirma que "o objetivo da evangelização e, com maior razão, da nova evangelização, é o anúncio do Evangelho e a transmissão da fé. O Evangelho não deve ser entendido como um livro ou uma doutrina, mas sim como uma pessoa: Jesus Cristo, Palavra definitiva de Deus que se fez homem".

O terceiro capítulo, "Iniciar à experiência cristã", volta a apresentar a reflexão sobre as ferramentas da Igreja para introduzir na fé e, em particular, sobre a iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia.

O Arcebispo Eterovic disse que na conclusão, reafirma-se que "a nova evangelização deveria reacender nos cristãos o impulso das origens, uma nova missão que envolva todos os membros do Povo de Deus".

Também interveio na apresentação Dom Fortunato Frezza, subsecretário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

Estes esboços foram publicados em oito idiomas: latim, francês, inglês, italiano, polonês, português, espanhol e alemão.

O texto inclui um questionário geral relacionado com os argumentos tratados, cujas 71 respostas devem ser enviadas à secretaria geral do Sínodo, no máximo até o 1º de novembro de 2011. A síntese das respostas formará o "Instrumentum laboris" ou documento de trabalho do Sínodo.