Ao receber esta manhã o Presidente da Islândia, Ólafur Ragnar Grímsson, o Papa Bento XVI destacou no diálogo que sustentou com o mandatário a importante contribuição dos católicos à sociedade, que neste país constitui uma minoria.

Conforme informa um comunicado do Escritório de Imprensa da Santa Sé, no diálogo se sublinhou o tema da estima "de que goza a pequena comunidade católica no país, assim como a válida contribuição que aporta à sociedade islandesa com suas iniciativas no âmbito educativo e social, de forma particular na conjuntura econômica atual".

Além disso, também se conversou sobre o "bom estado das relações que há um milênio unem a Islândia com a Sé Apostólica e que estão emblematicamente representados pela figura de Gudridur Thorbjarnardottir, pioneira da fé cristã na ilha".

Por isso o mandatário islandês obsequiou ao Papa uma escultura desta mulher, em lembrança da peregrinação que teria realizado a Roma, pouco depois do ano 1000, encontrando-se com o Pontífice.

Outros dos temas tratados foram o papel dos valores tradicionais na construção da nação e a contribuição da Islândia à promoção da paz, à convivência pacífica das diversas comunidades e à tutela do ambiente.

Logo do encontro com o Papa, o presidente da Islândia se reuniu com o Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone e com o Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.