O Arcebispado de Havana (Cuba), anunciou a libertação de outros sete presos políticos, um dos quais se nega a deixar a ilha e pertence ao grupo de 75 prisioneiros da Primavera Negra de 2003.

Em um comunicado de 20 de fevereiro, o Arcebispado informou a liberação de Iván Hernández Carrillo, de 40 anos e jornalista independente condenado a 25 anos de cárcere. Este dissidente não aceitou viajar à Espanha e permanecerá em Cuba.

Hernández forma parte dos 75 dissidentes capturados no dia 18 de março de 2003, dia conhecido como a Primavera Negra. Do total, 52 ainda estavam no cárcere quando começaram as conversações entre a Igreja e o Governo comunista em maio do ano passado. Segundo a imprensa, só falta a libertação de outros seis.

Junto com Hernández, serão liberados Roger Cardoso Nieves, Yoan José Navalón Lozano, Yosnel Batista Tang, Juan Antonio Bermúdez Toranzo, Marcos Antonio Zayas Acanda e Reinier Concepción García. Estes seis presos serão enviados à Espanha.

Segundo o comunicado do Arcebispado, já chegam a 70 o número de detentos cubanos liberados e enviados à Espanha desde que começaram as liberações em julho de 2010.