Um grupo de policiais desalojou à força a uma dezena de casais homossexuais que se beijavam na escadaria da Catedral de Lima (Peru) no sábado passada 12 de fevereiro, como parte de um protesto contra aqueles que se opõem a legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Embora o Movimento Homossexual de Lima (MHOL) convocou a um ato público denominado "Beijos contra a homofobia" na Praça de Armas da cidade, onde se localiza o Palácio de Governo, a Municipalidade e a Catedral de Lima, na prática os manifestantes se concentraram no átrio do templo maior.

Depois do desalojamento foi apresentada uma denúncia por agressão e abuso de autoridade contra a polícia em uma delegacia local.

Conforme informa o jornal La Republica, o representante do MHOL, Giovanni Romero, anunciou uma nova convocatória para este sábado 19 de fevereiro às 5:00 p.m. no mesmo lugar, denominada "O Beijo contra a Homofobia, a Resistência". Esta vez esperam reunir a casais homossexuais, heterossexuais, transexuais e lésbicas, dispostos a beijar-se em público durante 15 minutos.

O Ministro do Interior, Miguel Hidalgo, anunciou ontem 15 de fevereiro que investigarão os fatos do sábado e sancionarão os policiais que desalojaram com violência os manifestantes que invadiram a escadaria da Catedral.

Entretanto, o funcionário não anunciou se adotará alguma medida para que não se repita a invasão do átrio do templo.

Uma pesquisa online do jornal La Republica revela que 55 por cento dos peruanos não está de acordo com a sanção aos policiais. Sondagens similares e múltiplos comentários em distintos web sites dos meios locais confirmam que para a maioria da opinião pública, a manifestação do sábado foi uma provocação contra a Igreja Católica.

A Comissão de Justiça do Congresso do Peru decidiu o passado 8 de fevereiro desprezar o debate do projeto de lei sobre as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo por considerá-lo inconstitucional, dado que a Carta Magna estabelece que o matrimônio está formado por um homem e uma mulher.

Esta informação se deu a conhecer quando a empresa de sondagens CPI publicou os resultados de uma pesquisa nacional realizada entre o 1º e o 6 de fevereiro, que mostra que quase 75 por cento de peruanos estão contra o "matrimônio" homossexual.