O Arcebispo de Cracóvia (Polônia) e ex-secretário pessoal do Papa João Paulo II, Cardeal Stanislaw Dziwisz, obsequiou ao piloto polonês de Fórmula 1, Robert Kubica, algumas relíquias do Papa peregrino que ele havia solicitado após sobreviver a um violento acidente a semana passada.

Kubica esteve hospitalizado desde que sofreu o acidente no dia 6 de fevereiro em uma competição conhecida como o Rali Ronde di Andora na zona norte da Ligúria, na Itália.

Seu automóvel bateu contra uma barreira de segurança, que penetrou violentamente em seu veículo e amputou quase totalmente a sua mão e o braço direito. Espera-se que siga na unidade de cuidados intensivos outros dois dias mais após a realização de uma segunda cirurgia. A terceira está programada para a quarta-feira.

Esta segunda cirurgia serviu para o tratamento da mão, ombro, braço e o pé direitos. Segundo a imprensa local, seu co-piloto não sofreu lesões graves.

Do hospital, Kubica, que compete com o nome do Papa João Paulo II escrito no capacete, pediu ao Arcebispo de sua cidade natal, Cracóvia, alguma relíquia do Pontífice polonês, que pudesse conservar para acompanhá-lo em todo este processo.

O Cardeal Dziwisz entregou a Kubica duas relíquias em um medalhão de ouro. O canal de televisão polonês precisa que o relicário contém um pedacinho das vestimentas papais e uma gota do seu sangue.

O Cardeal expressou ademais seu desejo de que o piloto se recupere logo e recomendou que ele se confie à intercessão Papa peregrino que será beatificado no próximo 1º de maio em Roma.

"Espero também que tenha muita fé de que isto vai ajudá-lo", disse o Cardeal sobre as relíquias.