“Crescer no conhecimento e no amor da Santíssima Trindade” e “sublinhar a centralidade de Deus na fé e na vida” foram o ponto de partida para a realização do simpósio teológico-pastoral “Adorar Deus em espírito e verdade – Adoração como acolhimento e compromisso”, agendado para os dias 24 a 26 de Junho de 2011 no Santuário Mariano de Fátima em Portugal. As diversas conferências e painéis decorrerão na Capela da Morte de Jesus da Igreja da Santíssima Trindade.

“A celebração do centenário das aparições de Fátima, a que o Santuário já deu início, inclui um programa temático, com 7 ciclos, no qual são abordados os temas mais significativos da Mensagem de Fátima. Integrado neste plano celebrativo, será realizado um simpósio sobre o tema deste primeiro ano, que sublinha a centralidade de Deus na fé e na vida, procurando compreender aquilo que é próprio da atitude crente”, explica a comissão organizadora desta iniciativa que se apresenta como outro “bom aporte para aprofundar aspectos centrais da Mensagem de Fátima e da vida cristã”.

“O plano temático inclui diversos núcleos: a questão de Deus na cultura contemporânea, um aprofundamento da atitude crente, a adoração como expressão da fé, a figura de Maria enquanto modelo de todo aquele que acredita”, explica o Padre Vítor Coutinho, presidente da referida comissão, que adianta ainda que o programa a propor irá abordar uma variedade de temas, “estando previstas reflexões teológicas e pastorais, intervenções de caráter mais testemunhal, apresentações de expressões culturais do tema”.

O esboço temático e o logotipo que marcará todas as ações relacionadas com este simpósio já se encontram disponíveis na nova página do Santuário de Fátima na Internet, criada exclusivamente para o centenário das aparições www.fatima2017.org. (Ver “Celebrações e Iniciativas”.)
A Assessoria de imprensa do Santuário informou também que em tempo oportuno serão divulgados o programa final e o período de inscrição para participação.