O Setor de Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançará em breve um material escrito com o fim de auxiliar a realização das Jornadas Diocesanas da Juventude que já vêm sendo realizadas em algumas dioceses brasileiras como Belo Horizonte e Anápolis. O subsidio foi elaborado sob a coordenação do bispo referencial do Setor Juventude, da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro e do assessor da Comissão, o Pe. Carlos Sávio Ribeiro.

A assessoria aos jovens foi feita pelo estudioso das Jornadas Mundiais da Juventude, Erofilho Cardozo, e pela assessora do Setor Universidades da CNBB, Irmã Maria Eugênia Lloris, destacou hoje o Portal Canção Nova notícias.

O material de 2011 visa ajudar os jovens a se prepararem para a celebração da Jornada Diocesana da Juventude e tem como subtítulo o tema da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Madri, na Espanha, no mês de agosto.

Canção Nova Notícias explica também que o subsídio dá dicas e sugestões para essa preparação, abrindo espaço para a criatividade e a adaptação às realidades dos jovens.
O documento propõe a realização de encontros enfocando a relação pessoal com Jesus Cristo, à vivência do jovem na Igreja e também voltado à atuação do jovem cristão na sociedade.
São apresentadas sugestões práticas para que a juventude possa conhecer a profundidade das mensagens bíblicas e experimentar a riqueza da espiritualidade celebrada nas jornadas e testemunhar o amor de Cristo no mundo hoje.

“Fruto do trabalho de jovens representantes das várias expressões eclesiais da juventude de todo o Brasil, o subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011, ‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’ (cf. Cl 2,7) tem como objetivo criar uma caminhada de formação e preparação para um novo tempo de evangelização da juventude brasileira”, destacou o assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

De acordo com padre Carlos, esse será o primeiro texto de uma coleção produzida para ajudar os jovens a caminhar em unidade pastoral, temática e celebrativa com a Igreja.

“O documento vai auxiliar a juventude em diferentes partes do mundo com a vivência, a diversidade na celebração da unidade pelas Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ)”, completou o assessor em declarações reunidas pelo Canção Nova Notícias.

O subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 poderá ser adquirido direto no site das Edições CNBB (www.edicoescnbb.com.br), e pelo e-mail: vendas@edicoescnbb.com.br