A Diocese de Brentwood (Inglaterra) anunciou o passo de sete sacerdotes e 300 paroquianos anglicanos à Igreja Católica através do Ordinariato Pessoal criado pelo Papa Bento XVI no dia 15 de janeiro para acolher os conversos do anglicanismo.

Conforme informou o jornal inglês Daily Mail em sua edição de 24 de janeiro, o Bispo de Brentwood, Dom Thomas McMahon, já conversou com os sacerdotes anglicanos -um retirado e seis vigários paroquiais em atividade- que serão ordenados presbíteros católicos. Este passo, que segundo o jornal é o maior que se dá até o momento, envolve a três paróquias anglicanas de Essex e três do leste de Londres.

Um porta-voz da Diocese de Brentwood informou que o grupo de sacerdotes se reuniu com o Bispo para coordenar os detalhes de sua entrada à Igreja Católica. Eles receberão formação católica antes de ser ordenados como diáconos em maio e sacerdotes em junho deste ano.

A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna depois que algumas de suas comunidades aprovaram a ordenação de bispos homossexuais e mulheres "bispos". Em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, na que estabelece o modo no qual os anglicanos que assim desejem possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.

No dia 15 de janeiro de 2011, a Santa Sé anunciou a criação oficial do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, como "uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos possam ingressar na plena comunhão com a Igreja Católica preservando elementos de seu patrimônio anglicano".