O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer o calendário de celebrações litúrgicas que presidirá o Papa Bento XVI entre fevereiro e abril deste ano, entre as quais se encontram a Quaresma e a Semana Santa.

Em fevereiro:

Na quarta-feira 02 o Papa presidirá as Vésperas com os membros de institutos de vida consagrada e de sociedades de vida apostólica por ocasião da Jornada da Vida Consagrada no dia da Festa da Apresentação do Senhor.

No sábado 05 presidirá às 10:00 a.m. na Basílica de São Pedro a Eucaristia e o rito da ordenação episcopal.

Já na segunda-feira 21 na Sala do Consistório às 12:00 preside o Consistório para algumas causa de canonização.

Em março:

Na quarta-feira 9, Quarta-feira de Cinza, o Papa presidirá a tradicional procissão penitencial para a Basílica de São Anselmo às 4:30 p.m. Às 5:00 p.m. celebrará a Santa Missa, bênção e imposição das cinzas na Basílica da Santa Sabina.

No domingo 13 às 6:00 p.m presidirá na Capela Redemptoris Mater o início dos exercícios espirituais para a Cúria Romana. No sábado 19 de março na mesma capela conclui este retiro.

No domingo 20 às 9:00 a.m. presidirá a Santa Missa e o rito de dedicação da nova Paróquia romana de San Corbiniano all'Infernetto.

Em abril:

No domingo 17 às 09:30 a.m. no domingo de Ramos, presidirá a bênção das Palmas, a procissão e a Santa Missa na Praça de São Pedro.

Na quinta-feira 21, Quinta-feira Santa, na Basílica de São João de Latrão presidirá a Missa crismal, e às 5:30 p.m. celebrará no início do Santo Tríduo Pascal a Eucaristia da Ceia do Senhor..

Na sexta-feira 22, Sexta-feira Santa, presidirá na Basílica de São Pedro a Celebração da Paixão do Senhor às 5:00 pm., e às 9:15 p.m. encabeçará o Via Crucis no Coliseu Romano.

No sábado 23, Sábado Santo, presidirá às 9:00 p.m. a Vigília Pascal na Noite Santa.

No domingo 24, Domingo de Ressurreição, na Praça de São Pedro às 10:15 p.m. presidirá a Santa Missa e às 12:00 a bênção "Urbi et Orbi" (para a cidade e o mundo).