Este fim de semana o Papa Bento XVI enviou ao Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, uma mensagem de solidariedade às vítimas e a toda a população dos municípios atingidos pelas intensas chuvas destes últimos dias. Na missiva o Papa recomenda as vítimas a Deus misericordioso e implora a assistência e consolação divina para os desalojados e quantos sofrem física e moralmente.

A mensagem – enviada pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone – diz, textualmente: “Consternado com as trágicas consequências das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Estado do Rio, particularmente as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, Sua Santidade o Papa Bento XVI pede a Vossa Excelência que transmita sua solidariedade espiritual ao querido povo fluminense, nesta hora difícil. Recomenda as vítimas a Deus misericordioso e implora a assistência e consolação divina para os desalojados e quantos sofrem física e moralmente, enviando-lhes uma propiciadora Benção Apostólica.”

Segundo a Rádio Vaticano, Dom Santoro informou que a Diocese está recebendo manifestações de apoio de vários bispos, mencionando, entre outros, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

De acordo com o site da diocese de Petrópolis, o Governador Sérgio Cabral publicou hoje no Diário Oficial do Estado o Decreto de Estado de Calamidade Pública em sete cidades da Região Serrana do Rio. São elas: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal.

Canção Nova Notícias informou que os mortos pelas chuvas que devastaram a região serrana do Rio de Janeiro na semana passada já são 633. A informação foi divulgada pela Defesa Civil estadual em balanço realizado na noite deste domingo, 16.