O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, advertiu que as últimas leis dadas pela Assembléia Nacional empurram a Venezuela a ser um estado totalitário e assinalou que não era necessário Lei Habilitante para enfrentar a emergência das chuvas, porque já existem suficientes ferramentas legais para isso.

"Infelizmente o atual Governo caminha na direção de monopolizar todos os espaços e por isso dizemos que é uma linha totalitária, nesse sentido querem apoderar-se de tudo e por isso fazem essas leis restritivas que vão abandonando cada vez mais os cidadãos. Isso é totalmente negativo, não é o que está na Constituição e acredito que causaria um grande dano ao país", expressou o Cardeal ao Jornal Notitarde.

O Cardeal pediu aos parlamentares que reflitam e não causem mais danos ao país "com a aplicação de um esquema de Estado totalitário, que jamais resultou em benefício do povo, mas que aliás, fracassou"; tal como aconteceu nos regimes marxistas que existiram na Europa existentes em Cuba, China e Coréia do Norte.

Do mesmo modo, o Cardeal pediu aos membros do governo não dar normas nem tomar medidas que afetem a liberdade de expressão, em referência às leis de Telecomunicação e Responsabilidade Social de Radio Televisão e Meios Eletrônicos.

O prelado recordou que "a Constituição existe para que o Estado não esmague o cidadão, e os funcionários devem procurar que a população goze de melhores e mais amplos direitos". "Acredito que os venezuelanos devemos fazer valer nossos direitos que estão consagrados na Constituição", assinalou.

Durante o encontro também se referiu à Lei Habilitante aprovada na sexta-feira 17 e que permite ao Presidente Hugo Chávez governar por decreto durante 18 meses. O Governo disse que necessitava esta norma para enfrentar a emergência pelas chuvas.

Isto foi rechaçado pelo Cardeal Urosa, porque "se a razão desta ferramenta legal é a emergência pelas chuvas, simplesmente não é necessário porque existem suficientes leis para que o Governo atue em favor dos danificados e se trabalhe na restauração das vias e sejam construídas moradias".

Do mesmo modo, afirmou que no país "há suficiente dinheiro, porque o orçamento nacional está calculado com o barril de petróleo a 40 dólares e o preço internacional está perto de 70 dólares".

O Cardeal também reiterou o compromisso concreto da Igreja de ajudar os milhares de danificados em todo o país, como o veio fazendo até agora, através das paróquias, movimentos, congregações e demais organismos eclesiásticos.