O Papa Bento XVI recebeu esta manhã uma delegação da localidade de Luson, da província de Bolzano que se encontra na região italiana do Alto Adigio, que este ano deu de presente a árvore de Natal que se coloca ao lado do presépio na Praça de São Pedro no Vaticano e cujas luzes serão acesas esta sexta-feira.

A árvore, cujas luzes serão acesas hoje durante uma cerimônia presidida pelo Cardeal Giovanni Lajolo, Presidente da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano, é um abeto vermelho de 34 metros de altura e 93 anos de idade.

Acompanham a este exemplar outros 50 abetos da mesma região que serão postos em diversos lugares do Vaticano.

O Papa disse que o abeto "que se encontrava a uma altitude de 1.500 metros e foi cortado sem danificar a vida do bosque, estará junto ao presépio até que terminem as festas natalinas".

"A árvore de Natal enriquece o valor simbólico do presépio, que é uma mensagem de fraternidade e de amizade; um convite à unidade e à paz; um convite a fazer espaço em nossa vida e na sociedade a Deus, que nos oferece seu amor onipotente através da frágil figura de um menino, porque quer que ao seu amor respondamos livremente com nosso amor".

Bento XVI assinalou finalmente que o "presépio e a árvore levam, portanto, uma mensagem de esperança e de amor, e ajudam a criar o ambiente propício para viver na justa dimensão espiritual e religiosa o mistério do nascimento do Redentor".