No fim de novembro um pequeno grupo de pressão homossexual fez que a companhia Apple retirasse uma aplicação de iTunes que promove a "Declaração de Manhattan", um documento a favor do autêntico matrimônio entre homem e mulher, a sacralidade da vida e a liberdade religiosa, considerada por eles como "homofóbica". Agora os organizadores da declaração pedem sua reposição.

A aplicação que promovia a chamada "Declaração de Manhattan" de 2009 que tem aproximadamente 500 mil assinaturas apoiando-a, foi retirada pela Apple logo depois de que o grupo de lobby homossexual Change.org apresentasse 7 mil assinaturas aduzindo que o texto promove a "homofobia".

A agência ACI Prensa se comunicou com a Apple para conhecer a razão da retirada da aplicação. A porta-voz Trudy Muller disse via telefônica que a empresa "tirou a aplicação da Declaração de Manhattan da loja da Apple porque viola nossos guias de desenvolvimento por ser ofensiva para grandes grupos de pessoas".

Ao ser perguntada sobre se Apple planeja repô-la Muller disse não ter comentários a respeito.

Solicitam reposição

Por sua parte os organizadores da Declaração de Manhattan lançaram uma petição para que Apple reponha a aplicação. No blog do site eles recordam que esta foi aceita inicialmente e qualificada com 4+, o que significa que não continha nenhum material questionável.

"Entretanto –precisam– Apple retirou a aplicação após uma protesta pequena e muito local por parte daqueles que favorecem o matrimônio homossexual e o aborto".

"Qualquer um que se tome o tempo de ler a Declaração de Manhattan pode ver que a linguagem usada para defender o matrimônio, a santidade da vida humana e a liberdade religiosa é civil, correto e respeitoso", acrescentam os organizadores da declaração.

"Não há nada nela que seja ofensivo aos gays", precisam.

Os organizadores da declaração de Manhattan se contataram pessoalmente com o fundador da Apple, Steve Jobs, e agora esperam uma resposta. Sua solicitude para repor a aplicação reúne até o fechamento desta edição quase 36 mil assinaturas, mais de cinco vezes a quantidade de assinaturas que se reuniram para solicitar seu retirada.

Mais informação, em inglês, http://www.manhattandeclaration.org/home.aspx