Quatro dioceses da Igreja Católica do Estado de São Paulo (Taubaté, Lorena, Caraguatatuba e Guarulhos), coligaram-se este sábado, dia 27 de novembro de 2010, por ocasião de uma missa solene celebrada na Catedral de Taubaté, para iniciarem um projeto de iniciativa popular com o objetivo de apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado de São Paulo que garanta a inviolabilidade da vida humana desde a concepção até a morte natural.

Segundo o coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida de Taubaté, Hermes Nery, as dioceses pretendem recolher pelo menos 300 mil assinaturas, que representam 1% do eleitorado
do Estado de São Paulo, para viabilizarem o projeto.
"A Constituição Federal já declara que a vida não pode ser violada, mas não deixa claro desde quando. Queremos explicitar na Constituição Estadual que a vida começa na fecundação e segue até a morte natural. Queremos tornar São Paulo o primeiro Estado da Federação com uma lei que proteja a vida humana de forma integral."

Em declarações aparecidas no Boletim Situação da Defesa da Vida (SDV), o bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini afirmou: “É um primeiro passo para chegarmos até a Constituição Federal e impedirmos a descriminalização do aborto. A vida é o valor maior que temos e deve ser defendida desde sua concepção".

"Acho importante esta iniciativa, tendo em vista que todas as pesquisas indicam que o povo brasileiro é pela vida e, portanto, contra o aborto, pela proteção da vida humana, desde a concepção", frisou o bispo de Taubaté Dom Carmo João Rhoden em declarações reunidas pela Rádio Vaticano.