Ao receber esta manhã a um grupo de Bispos das Filipinas ao final de sua visita "ad limina", o Papa Bento XVI reiterou, como disse no último 28 de outubro a um grupo de prelados da CNBB, que os bispos têm o dever de "emitir um juízo moral também sobre coisas que afetam a ordem política, quando o exigirem os direitos humanos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas".

Em seu discurso em inglês, o Santo Padre explicou que "a Igreja sempre deve tratar de encontrar sua voz própria, porque é a proclamação o que faz que o Evangelho dê frutos que mudem a vida. Graças à clara apresentação do Evangelho da verdade sobre Deus e o homem, gerações de filipinos, religiosos e leigos, promoveram uma ordem social cada vez mais justa".

Às vezes, continuou o Papa, "essa missão de proclamação corresponde também a questões pertinentes à esfera política. Não é motivo de surpresa, já que a comunidade política e a Igreja, embora justamente separadas, estão ao serviço do desenvolvimento integral de cada ser humano e da sociedade em seu conjunto".

"Ao mesmo tempo, o dever profético da Igreja requer que seja livre para pregar a fé, ensinar sua doutrina social e emitir um juízo moral também sobre coisas que afetam a ordem política, quando o exigirem os direitos humanos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas", acrescentou.

Para esta tarefa, o Papa pediu à "Igreja em Filipinas que busque desempenhar seu papel em favor da vida humana da concepção até a morte natural, e em defesa da integridade do matrimônio e da família".

"Nestes âmbitos promovem verdades sobre a pessoa humana e a sociedade que se derivam não só da revelação divina, mas também da lei natural, uma ordem que é acessível à razão humana e portanto proporciona uma base para o diálogo e para o discernimento mais profundo por parte de todas as pessoas de boa vontade. Do mesmo modo, avaliação o trabalho da Igreja para abolir a pena de morte em seu país".

Uma área específica onde a Igreja sempre deve encontrar sua voz própria "é a da comunicação social e os meios de informação. É importante que os leigos católicos peritos nas comunicações sociais ocupem o lugar que lhes corresponde para propor a mensagem cristã de uma maneira convincente e atrativa. Se o Evangelho de Cristo quer ser levedura da sociedade filipina, toda a comunidade católica deve prestar atenção à força da verdade proclamada com amor".

O Papa Bento XVI exortou os bispos filipinos a "proclamar a palavra de Deus que dá vida", ressaltando a tarefa da Igreja em "seu compromisso com as preocupações econômicas e sociais, em particular com respeito aos mais pobres e fracos da sociedade".

Embora seja "alentador ver que este compromisso deu seus frutos, graças à participação ativa das instituições católicas de caridade de todo o país", no entanto "muitos cidadãos ainda seguem sem emprego, e sem a educação ou os serviços básicos adequados", disse o Santo Padre.

Finalmente o Papa elogiou os esforços dos bispos das Filipinas, sublinhando deste modo seu "compromisso permanente na luta contra a corrupção, conscientes de que o crescimento de uma economia justa e sustentável só será obtido quando houver uma aplicação clara e coerente do Estado de Direito em todo o país".