Neste sábado (20), às 8h (horário de Brasília), Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente do CELAM, foi elevado à dignidade de Cardeal da Igreja Romana.  Após a saudação litúrgica, Bento XVI leu a fórmula de criação e proclamou solenemente os nomes dos novos cardeais, tornando-os assim membros do clero de Roma. Dom Damasceno recebeu o título da Diaconia da Imaculada Conceição.  
 
“Os cardeais têm uma missão muito maior que assumir o Filho de Deus, que o nosso serviço seja sereno e alegre para que nós possamos dar tudo o que Ele espera de nós”, disse o Papa.
Em declarações reunidas pelo portal A12 do Santuário Nacional de Aparecida o cardeal Angelo Amato, pronunciou um discurso de homenagem a Bento XVI, em nome de todos.
 
Depois da proclamação das leituras e da homilia de Bento XVI, os novos cardeais fizeram o juramento de fidelidade e obediência ao Papa e a seus sucessores. Cada Cardeal nomeado se aproximou do Papa e ajoelhou-se para receber o barrete cardinalício, além do título da diaconia que serão responsáveis.
Dom Damasceno recebeu o título da Diaconia da Imaculada Conceição. 
 
Bento XVI pronunciou as seguintes palavras: "vermelho como sinal da dignidade do cardinalato, significando que deveis estar prontos a comportar-vos com fortaleza, até à efusão do sangue, pelo aumento da fé cristã, pela paz e a tranquilidade do povo de Deus e pela liberdade e a difusão da Santa Igreja Romana". O rito concluiu-se com a recitação do Pai-Nosso e a bênção final. O Consistório foi transmitido pela Rede Aparecida.

Para mais informações, confira a notícia do Portal A12 em:
http://www.a12.com/noticias/noticia.asp?ntc=cardeal_dom_dasmaceno_recebe_o_barrete_cardinalicio_.html