O Arcebispo caldeu (católico) de Kirkuk (Iraque), Dom Louis Sako, denunciou que a condenação à morte do ex-vice primeiro ministro Tareq Aziz, também católico, representa um ato de vingança "que não colabora à paz", conforme informa Rádio Vaticano.

Dom Louis Sako assegurou que a condenação a Aziz é "injusta" porque todos no Iraque sabem que "ele não podia opor-se ao governo de Sadam Hussein, porque aqueles que ousavam apresentar um parecer diferente, eram assassinados". O Arcebispo de Kirkuk sustentou que ser membro de um governo autoritário "é uma armadilha".

Dom L. Sako sublinhou que as penas capitais são atos de vingança e "um sinal de debilidade de um Estado". O Arcebispo pediu ademais que seja derrogada a pena capital do novo o Iraque "para permitir ao país um verdadeiro desenvolvimento" e facilitar o caminho "para a democracia e a reconciliação".

O Arcebispo sublinhou que a condenação à morte "é uma ofensa à pessoa" e que a comunidade internacional tem o dever de pedir a todos os governos sua supressão.