A Conferência Episcopal Tarraconense que reúne a dezena de bispos da Catalunha (Espanha), agradeceu ao Papa Bento XVI sua visita a Barcelona e expressou sua confiança de que a viagem sirva para iluminar um "novo impulso evangelizador" no marco de uma "nova primavera do espírito".

Os bispos catalães agradecem ao Pontífice que com sua presença tenha animado o "caminho de cristãos" que seguem, e asseguram que são conscientes, igual que o Papa, de que a dedicação da Sagrada Família é a culminação e a desembocadura de uma história da "terra catalã".

Os bispos da Tarraconense recordaram que a "terra catalã" deu uma "plêiade de Santos", sobre tudo a partir do século XIX. Do mesmo modo, mártires, criadores de cultura e beleza cristãos, filhos da Igreja dedicadas ao ensino à beneficência e o cuidado de doentes e deficientes também surgiram na Catalunha.

Na mesma linha, os bispos catalães recordam as palavras da prece papal que pedia a Deus que na mesma terra catalã se multipliquem e consolidem novos testemunhos de santidade.