"O que podemos fazer, o que podemos dizer? Uma profunda tristeza envolve a nossa comunidade. A onda de ataques vai aumentando. Há dez dias, a carnificina em nossa catedral. Hoje atacaram nossas casas. As famílias estão chorando, todo mundo quer escapar. É terrível", declarou à agência vaticana Fides o Arcebispo siro-católico de Bagdá, Dom Atanase Matti Shaba Matoka, depois da onda de bombardeios contra lares cristãos que se desatou esta manhã.

Depois destes ataques anunciados pelo Al Qaeda depois do massacre perpetrado na Catedral siro-católica de Bagdá onde morreram 58 pessoas, fontes de segurança iraquianas informaram que nos ataques desta quarta-feira ao menos três pessoas morreram e mais de 25 resultaram feridas pelos projéteis de morteiro e bombas caseiras, que impactaram as vizinhanças predominantemente cristãs de Bagdá.

Entre os falecidos se encontra um muçulmano, que recebeu o impacto de uma segunda explosão depois sair em ajuda de cristãos feridos durante o bombardeio.

O Arcebispo siro-católico de Bagdá denunciou que "apesar dos pedidos, o governo não faz nada para deter esta onda de violência que nos aflige. Há policiais diante das igrejas, mas hoje são as casas de nossos fiéis as que estão sendo atacadas. Foram feridas famílias cristãs caldéias, católicas, assírias, e de outras confissões no distrito de Doura".

"O terror está tocando as nossas portas. As famílias estão destroçadas. Isto não é vida, dizem. Querem-nos expulsar e estão conseguindo. O país é presa da destruição e do terrorismo. Os cristãos sofrem cada vez mais e que querem abandonar o país. Não temos palavras!", exclamou.

"Pedimos uma pronta intervenção da comunidade internacional" demandou o prelado dizendo que “suplicamos ao Santo Padre e à Igreja universal que venham em nossa ajuda. Hoje só podemos esperar e rezar, confiando nossas vidas nas mãos de Deus. Os cristãos iraquianos dizem entre lágrimas: In manus tuas, Domine", finalizou.

Por sua parte e em declarações à organização internacional católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Arcebispo caldeu de Erbil, Dom Bashar Warda recordou que o "Al Qaeda disse que as igrejas e os cristãos seriam um alvo. Isto (os ataques desta manhã) prova que eles falavam sério"

O Arcebispo relata que recebeu diversas chamadas telefônicas de amigos e familiares das vítimas destes ataques: "as pessoas estão sofrendo e têm muito medo. Há raiva e angústia e não sabem aonde ir", assinalou.

Dom Warda comenta que os fiéis lhe pedem suas orações e acrescenta que "este é realmente um tempo muito difícil para nós. É um caos. É necessário pressionar o governo para que brinde adequado amparo aos cristãos".

O Arcebispo caldeu (católico) advertiu ademais que estes ataques geram o êxodo dos cristãos de Bagdá onde esta comunidade não chega nem a 50 famílias.