O Bispo católico Auxiliar de Westminster, Dom Alan Hopes, anunciou que cinco bispos anglicanos decidiram "entrar à comunhão com a Igreja Católica mediante o Ordinariato para a Inglaterra e Gales".

Trata-se dos bispos de Ebbsfleet, Andrew Burnham; de Richborough, Keith Newton; e de Fulham, John Broadhursty; assim como o ex-bispo de Richborough, Edwin Barnes; e de Ballarat (Austrália), David Silk.

Dom Hopes indicou que "na reunião plenária que celebraremos a semana próxima, a Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales estudará o estabelecimento desse ordinariato" a figura canônica estabelecida pelo Papa Bento XVI na constituição Anglicanorum coetibus para anglicanos que desejam ser católicos "e estenderemos nossa cálida boas-vindas a quem queira formar parte dele".

Os mencionado bispos anglicanos divulgaram um comunicado conjunto no qual expressaram seu descontento com a ordenação de mulheres, aprovada pelo último sínodo anglicano em julho, que consideram "incompatível" com sua vocação histórica e sua tradição.

Os cinco líderes anglicanos, que deixarão de sê-lo no próximo 31 de dezembro de 2010, assinalaram que a opção do Ordinariato é "uma resposta generosa" do Papa "a várias aproximações à Santa Sé por ajuda e acolhida, assim como um novo instrumento ecumênico em busca da unidade dos cristãos, a unidade pela qual Cristo rezou em sua Paixão e Morte".

"É uma unidade, acreditam, que é só possível na comunhão eucarística com o sucessor de São Pedro". Os bispos anglicanos convidaram os que compartilham sua postura a segui-los neste caminho à Igreja Católica.

A imprensa britânica assinala que até o momento perto de 500 clérigos poderiam unir-se ao Ordinariato criado pelo Vaticano. Entretanto, o número poderia aumentar.