O Papa Bento XVI qualificou este sábado a cidade de Santiago de Compostela como "muito bonita", em sua primeira visita tanto à urbe como à Galícia, e se emocionou particularmente durante a jornada com o som dos sinos, que repicaram à sua entrada na Catedral. "Que bonito é tudo isto, é exatamente como me imaginava", assinalou Sua Santidade à sua chegada ao templo.

Assim o explicou o coordenador eclesiástico da visita do Papa, Salvador Domato, às perguntas dos jornalistas no Centro Internacional de Imprensa, no qual qualificou esta viagem de "muito formosa" e se mostrou "muito contente" por ter recebido Bento XVI.

"Saiu bem e o fizemos foi deixar bem a nossa terra e a nós mesmos", sentenciou Salvador Domato, ao mesmo tempo em que assegurou que "não há nenhum motivo para não estar contente".

Quanto à impressão que a cidade deu ao Papa, Salvador Domato o viu "muito contente" por estar em um lugar que achou "muito bonito", embora o notasse um pouco cansado ao final da visita.

Do mesmo modo, monsenhor Domato teve palavras de elogio para a amenização musical da Missa, que qualificou "maravilhosa" e que, recordou, nesta ocasião cuidou pessoalmente dado que, em anteriores visita papais não se sentia "muito satisfeito" com este aspecto.

Entre os pontos gélidos da visita, Salvador Domato ressaltou a "beleza extraordinária" do cenário e o crepúsculo, quando o sol "dourava as pedras do Obradoiro", assim como a presença "fantástica" da Catedral.