O Arcebispo de Pamplona, Dom Francisco Pérez González, estimou como principal mensagem do Papa seu apelo a que a Europa não perca suas raízes cristãs. "favoreceu o que é e significa realmente o Caminho", assegurou o Arcebispo em declarações à Europa Press depois da eucaristia oficiada pelo Papa Bento XVI na Praça do Obradoiro.

"Para isso veio Bento XVI, para ser um peregrino mais. O Caminho deve fazer-se com o desejo de converter o coração. A idéia de recuperar seu verdadeiro sentido espiritual, de percorrer um Caminho para encontrar-se ao final com um dos Apóstolos. O Santo Padre insiste em que o Caminho que é uma pausa espiritual e uma via de conversão do coração", assinalou.

Por sua parte, o Arcebispo de Oviedo, Dom Jesus Sanz Montes, resumiu a mensagem do Santo Padre na Galícia onde "um povo que se esquece suas raízes é um povo ao qual não espera nenhum futuro". "E este povo tem umas raízes cristãs, por isso devemos ter grande esperança, porque tem um grande futuro", asseverou em declarações à Europa Press depois da Missa do Papa na praça do Obradoiro.

Do mesmo modo, o Bispo de Tarrasa, Dom José Angel Saiz Meneses, qualificou de "mensagem precisa e preciosa" o que foi proferido pelo Santo Padre na eucaristia que oficiou na Praça do Obradoiro e o resumiu em que "o homem se por si mesmo não pode apagar sua sede de infinito".

Para este bispo catalão, as palavras do Santo Padre diante das mais de 6.000 pessoas congregadas aos pés da Catedral de Santiago "foi que grande profundidade, animando a seguir o Senhor". "Recordou-nos que o encontro dos homens com Deus vem precedido da iniciativa divina, porque é Deus quem sai ao encontro de cada homem. O homem por si só não pode apagar sua sede de infinito", ressaltou.