A transnacional abortista International Planned Parenthood Federation (IPPF) associou-se à cadeia de televisão MTV em uma campanha para adestrar a população juvenil em matéria de sexualidade com alegações por escrito a favor da masturbação, da bissexualidade e o início das relações sexuais em idade precoce.

Conforme informam diversos meios de imprensa, a IPPF se uniu ao MTV a América Latina e os laboratórios Bayer entre outros organismos na campanha chamada em espanhol “Sé(x) tú mismo” ("Se(x)a você mesmo") com motivo do chamado "Dia Mundial da Prevenção da Gravidez não Planejada em Adolescentes", uma campanha global liderada por uma coalizão de ONGs e patrocinada pela Bayer para adestrar os jovens no uso e consumo de anticoncepcionais.

A campanha inclui a difusão na América Latina de um site multimídia na internet no qual se distorce a abstinência sexual e se promove condutas sexuais arriscadas alegando que a decisão de iniciar a atividade sexual a idade precoce é exclusiva dos jovens "embora alguns adultos queiram impor aos jovens quando e como tê-las".

O site tenta convencer os consumidores do MTV –em sua maioria adolescentes– que os "direitos sexuais" são direitos humanos, que uma relação sexual é um "intercâmbio de prazer" e que é válido experimentar a sexualidade com pessoas do mesmo sexo.

"O que se relaciona com a sexualidade é extremamente diverso e vale a pena experimentar. Se você decide fazê-lo com alguém do mesmo sexo, isso pode ou não representar uma decisão permanente. O importante é que você se sinta seguro/a de seus sentimentos e decisões... e que você se cuide!", recomenda o sítio Web Sextumismo.com

Os organizadores relativizam a abstinência sexual e sustentam que a única forma "correta" de expressar a sexualidade "é aquela com a que você se sente à vontade. Você decide como, quando e com quem ter relações sexuais".

No site aqueles que praticam a abstinência sexual são acusados de canalizar "o impulso sexual através dos chamados sonhos úmidos" e equiparam falsamente à abstinência o mal chamado "sexo seguro" definindo-o como "a utilização de métodos anticoncepcionais para aquelas pessoas que decidem ter atividade sexual".

Entre os grupos envolvidos na campanha figuram o The Population Council, Marie Stopes International (MSI), a Sociedade Européia de Anticoncepção, o Centro Latino-americano Saúde e Mulher (CELSAM) e United States Agency for International Development (USAID).