O vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Luiz Soares Vieira, comentou em uma entrevista à Rádio Vaticano, o discurso que o papa Bento XVI fez aos bispos do Regional Nordeste V, do qual Dom Luiz é presidente, pela ocasião da visita ad limina destes prelados. Dom Soares afirmou que o que “Papa disse em relação à defesa a vida e à questão política está em sintonia com o que a CNBB já manifestou por ocasião de sua Assembleia Geral”.

Na nota emitida ontem na página da CNBB o vice presidente da entidade ressaltou que “o que o Santo Padre falou ontem nós já tínhamos colocado em Brasília, na nossa assembléia geral. Foi numa Declaração que fizemos sobre isso”, disse dom Luiz ao comentar alguns dos temas abordados pelo Santo Padre como a descriminalização do aborto, uso de símbolos religiosos em lugares públicos e uniões homossexuais.

Dom Luiz Soares, que se encontra em Roma para a visita anual da Presidência da CNBB à Santa Sé, disse também que “a palavra do papa não aponta para posições partidárias”.
“Acredito que o Santo Padre colocou o que deveria ser colocado. Naturalmente, não é uma posição de política partidária. O Santo Padre não está, com isso, dizendo vote em fulano e não vote no outro. Não é este o sentido da proclamação do papa como não é também [o sentido] que a Assembléia da CNBB, depois o Conselho Permanente e a Presidência têm reafirmado. Nós colocamos os princípios”, afirmou Dom Luiz à Radio Vaticano.

Por outra parte o Secretário executivo da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, também falou sobre o assunto à RV e destacou a unidade dos bispos brasileiros na defesa da vida.
“Uma coisa que tem ficado muito clara em Roma é que não existe divisão no episcopado [brasileiro] no que diz respeito aos valores e princípios e que um ou outro tem alguma opção política que possa ser diversificada”, destaca a nota do portal da Conferência Episcopal brasileira.

“Todos reconhecem que, num episcopado com mais de 300 bispos na ativa e mais 400 bispos, incluindo aí os eméritos, haja opinião divergente sobre um ou outro ponto”, afirmou o também bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Para Dom Dimas, “o Santo Padre certamente abordou questões fundamentais como a defesa da vida, da família, da liberdade religiosa. Esses valores são inegociáveis também para aos bispos do Brasil e aqui estamos em profunda comunhão e sintonia com o Santo Padre e com a Cúria Romana”.

Outro bispo entrevistado pela Radio Vaticano foi o arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva. Ele destacou que, em seu discurso, Bento XVI ressaltou os “valores básicos do evangelho” entre os quais o valor da vida que é “fundamental”.