O arcebispo de Salvador (BA), o cardeal Geraldo Majella Agnelo anunciou na manhã desta quarta-feira, 27, que a irmã Dulce, a religiosa brasileira conhecida por seu trabalho com os órfãos, será proclamada beata. O pronunciamento foi feito na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, e o cardeal informou que até o fim do ano será conhecida a data da cerimônia de beatificação.

Segundo a informação divulgada pela CNBB, para ser considerada beata, foi necessária a comprovação da existência de um milagre atribuído a religiosa; fato que aconteceu esta semana em Roma. O processo ainda precisa ser assinado pelo Papa para ser concluído.

Segundo o cardeal, a religiosa oriunda da Bahia é um exemplo para os cristãos.
“Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela (Irmã Dulce); aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e sofredores”.

A Irmã Dulce será a primeira baiana a tornar-se beata. Segundo a CNBB, a canonização da religiosa, ou seja, receber o título de santa só poderá ocorrer após a comprovação de mais dois milagres intercedidos pela religiosa e reconhecidos pelo Vaticano. A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro do ano 2000 pelo próprio dom Geraldo Majella. Desde junho de 2001, o processo tramita na Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano.