O bispo anglicano de Fulhan, na Inglaterra, John Broadhurst, anunciou que antes do fim deste ano renunciará ao seu cargo para poder fazer parte da Igreja Católica junto aos seus seguidores, explicando que uma das razões para esta decisão é a posição atual dos anglicanos a favor da ordenação de mulheres "bispas".

Conforme assinala o L’Osservatore Romano (LOR), Broadhurst fez este anuncio na sexta-feira passada em sua intervenção da assembléia nacional do grupo "Forward in Faith" (Adiante na fé) em Londres: "queridos meus fiéis, antes do fim do ano tenho a intenção de demitir de meu atual posto como bispo (anglicano) de Fulham. Além disso espero poder fazer parte do Ordinariato católico logo que seja estabelecido".

O LOR explica que o bispo anglicano Broadhurst "tem o cargo de proporcionar a cura pastoral das paróquias nas quais a maioria dos fiéis é contrária à ordenação de mulheres. Além disso desde o âmbito da diocese em Londres que está sob sua responsabilidade, também lhe são confiadas as paróquias anglicanas de Southwark e Rochester".

Broadhurst também comentou que espera passar à Igreja Católica da maneira mais simples possível e "espera ansioso saber se seu pedido de adesão será acolhido", precisando ademais que não renunciará à presidência da organização Forward in Faith, já que esta não depende da igreja anglicana em Grã-Bretanha.

Conforme assinala o jornal inglês Sunday Telegraph, o bispo disse também que diante da situação atual dos anglicanos "tenho a impressão de que não resta mais opção que abandonar a igreja (anglicana) e aceitar a oferta do Papa", apresentada na constituição apostólica Anglicanorum coetibus do Papa Bento XVI que explica o processo de passagem dos anglicanos que desejam fazer parte da Igreja Católica.

A igreja anglicana, disse o também esposo e pai de quatro filhos, "foi fascista em seu comportamento, marginalizando aqueles que se opõem à ordenação de mulheres"

O LOR assinala também que 40 membros da paróquia São Pedro em Folkstone, que faz parte do grupo Forward in Faith, "decidiram aderir-se ao próximo Ordinariato Católico".