O Padre Joseph Michael Langford M.C., quem fundou junto à Madre Teresa de Calcutá a rama sacerdotal dos Missionários da Caridade, faleceu na madrugada da sexta-feira, na Arquidiocese de Tijuana, onde residiu em seus últimos anos.

O sacerdote nasceu em 25 de junho de 1951 em Ohio, Estados Unidos. Foi o filho maior de Martha e Gerald Langford. Teve três irmãos.

Cresceu em San Diego, Califórnia, e após descobrir sua vocação religiosa estudou filosofia e teologia no Angelicum de Roma. Nesta cidade foi ordenado sacerdote em 25 de março de 1978.

Em 1963 a Madre Teresa de Calcutá inaugurou o ramo masculino dos Irmãos Missionários da Caridade, e entre 1976 e 1979 fundou outros ramos de religiosos contemplativos. O então seminarista Joseph Langford, trabalhava como voluntário em um albergue das Missionárias da Caridade para indigentes perto do Coliseu romano.

Em 1983, compartilhou com a Madre Teresa seu desejo de que existisse um rama sacerdotal dos Missionários da Caridade. Logo tinham 30 sacerdotes na congregação desempenhando seu ministério nas ruas, nos albergues, e nos subúrbios das grandes cidades.

O Padre Langford chegou a Tijuana pela primeira vez em 1988. Entre 1996 e 1998 foi o Superior Geral dos Padres Missionários da Caridade, e de 1998 a 1999 foi Vigário Pastoral nesta Arquidiocese.

Em 15 de setembro de 2009 publicou o livro sobre a Beata Teresa de Calcutá “O fogo secreto da Madre Teresa”.

Desde 1999 foi Superior local em Roma e três anos depois Vigário Pastoral em Tijuana. Seu funeral será celebrado entre a terça-feira 19 de outubro e a quarta-feira 20 na Capela Nossa Senhora da Confiança de Tijuana.