Um grupo de surdos provenientes da cidade italiana do Bergamo pôde seguir as palavras do Papa Bento XVI graças ao uso da linguagem de signos, de maneira oficial, na Audiência Geral realizada esta quarta-feira na Praça de São Pedro.

Foram 70 as pessoas pertencentes ao Ente Nacional para o amparo e assistência de surdos da localidade do Bergamo, quem junto ao presidente da instituição em Bergamo, Stefano Zanoletti, puderam seguir o Santo Padre e viver "um dia de alegria" junto a ele. O Papa recordou que a chave da felicidade está na amizade com Jesus e que outubro é o mês do Rosário.

Para Zanoletti, "a idéia da viagem nasceu porque no arquivo de nossa associação encontrei uma foto do encontro de faz 50 anos" quando em 23 de outubro de 1960 Juan XXIII recebeu a um grupo de surdos em audiência.

Conforme informa L’Osservatore Romano, o presidente da citada instituição assinala que a foto "diz na parte de atrás: ‘O dia mais belo, 29 de outubro de 1960. Naquela foto, os ex-alumnos do instituto para surdo-mudos aparecem acompanhados pelo então reitor e assistente eclesiástico, P. Fiorenzo Berzi".