Durante sua visita a Barcelona, o Papa Bento XVI percorrerá por meia hora o centro da cidade, desde a sede do Arcebispado até o templo da Sagrada Família, e se espera a presença de milhares de fiéis nas ruas dando-lhe as boas vindas.

Conforme informou o jornal "La Razón", o Santo Padre chegará ao aeroporto de Barcelona na tarde de dia 6 de novembro e será recebido por uma comitiva formada por cerca de dez pessoas, e em seguida se dirigirá à sede do arcebispado.

No dia seguinte, acompanhado pelo Cardeal Arcebispo de Barcelona, D. Lluiz Martínez Sistach, o Papa subirá ao "papamóvil" e percorrerá a praça da Catedral, a Via Laietana, o Pau Claris, a Diputación y a Marina, até chegar à Sagrada Família, a qual rodeará antes de ingressar para celebrar a Eucaristia. A expectativa é de que participem uns mil e cem co-celebrantes, entre cardeais, arcebispos, bispos, abades e sacerdotes.

Pela tarde, Bento XVI visitará a Obra Benéfico Social do Nen Déu, no bairro do Guinardó de Barcelona, dedicada à atenção de meninos e jovens discapacitados.

Finalmente, o Papa se dirigirá ao aeroporto El Prat para a cerimônia de despedida com os Reis Juan Carlos e Sofía, com a presença das autoridades locais.