O Escritório de Imprensa da Santa Sé comunicou que no dia 5 de outubro se realizou no Vaticano uma reunião entre o Prefeito e o Secretário da Congregação para os Bispos e outras autoridades vaticanas com os encarregados da visita apostólica à Irlanda ordenada pelo Papa Bento XVI depois dos casos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero.

Segundo um comunicado feito hoje na reunião estiveram presentes os quatro visitadores: os cardeais Cormac Murphy-O’Connor, Arcebispo Emérito de Westminster; Sean P. O’Malley, Arcebispo de Boston; e os arcebispos Thomas C. Collins, de Toronto e Terrence T. Prendergast, de Ottawa.

O comunicado assinala logo que: "conscientes do trágico abuso de crianças que teve lugar na Irlanda, os participantes discutiram sobre os aspectos particulares desta importante visita apostólica. Pastoral em sua natureza, a visita pretende assistir à Igreja local em seu caminho de renovação, (Carta Pastoral do Papa Bento XVI aos católicos da Irlanda) e é um sinal do desejo do Santo Padre, como sucessor de Pedro, de oferecer sua solicitude pastoral à Igreja na Irlanda".

Os visitadores, explica o texto, prestarão particular atenção às vítimas de abusos e suas famílias, e encontrarão e escutarão diferentes pessoas, incluindo autoridades eclesiásticas, fiéis leigos e aqueles que estão envolvidos na tarefa crucial de proteção das crianças.

Em 6 de outubro, como estava programado, o Cardeal Sean B. Brady, Arcebispo de Armagh, o Arcebispo do Dublin, Dom Diarmuid Martin; o Arcebispo de Cashel and Emly, Dom Dermot Clifford; e o Arcebispo de Tuam, Dom Michael Neary, celebraram a Missa do Espírito Santo junto aos visitadores e superiores da Congregação para os Bispos e a Secretaria de Estado.

No encontro sucessivo, prossegue o comunicado, sintetizou-se a discussão do dia precedente e se centrou na organização da visita apostólica e as arquidiocese envoltas.

Finalmente o texto assinala que "todos os participantes desejam que este significativo esforço seja um instrumento de purificação e de cura para a Igreja na Irlanda e ajude a restabelecer a confiança e a esperança de seus fiéis".