O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, comentou esta sexta-feira que confia que "perto de meio milhão de pessoas" receberão o Papa Bento XVI durante toda sua estadia na cidade de Barcelona, aonde irá com o fim de consagrar o templo expiatório da Sagrada Família, projetado por Antoni Gaudí, e que dedicará como Basílica.

Depois de apresentar o próximo encontro ecumênico internacional promovido pela Comunidade de São Egidio, o Cardeal Sistach destacou que a do Papa é uma "visita de afeto", à qual a cidade responderá com segurança, acrescentou. "Acredito que a cidade quer vê-lo".

O Arcebispo prevê que dezenas de pessoas receberão o Bento XVI a noite do sábado na praça da Catedral, à sua chegada ao Palácio Arcebispal. "Possivelmente o Papa vai querer dirigir-lhes uma saudação", destacou.

O Cardeal recordou que 30 mil cadeiras rodearão o templo durante a celebração, e explicou que até 300 sacerdotes, guiados por mais de 1.500 voluntários, levarão a comunhão aos presentes; também dentro da Sagrada Família, onde, por motivos de segurança, assistirão não mais de 6.500 fiéis e autoridades. Do interior, a maioria de presentes seguirão a celebração através de telões, devido às 52 colunas que sustentam o teto.

Perguntado pelos detalhes sobre o percurso do Papa, da residência arcebispal até a Sagrada Família, respondeu que serão feitos públicos em roda de imprensa em 6 de outubro, com toda probabilidade.