O Delegado Pontifício nomeado pelo Papa Bento XVI para a Legião de Cristo, Dom Velasio De Paolis, divulgou ontem os nomes dos quatro conselheiros que o ajudarão no governo desta congregação. Ele também se confirmou a nomeação do Visitador para sua rama leiga, Regnum Christi: o Arcebispo de Valladolid e um dos cinco bispos que estiveram encarregados da visita apostólica aos legionários que culminou em março, Dom Ricardo Blázquez.

Conforme informa a Rádio Vaticano, os quatro conselheiros que colaborarão com Dom Do Paolis no governo da Legião de Cristo são: o Bispo irlandês e legionário Dom Brian Farrell, quem é ademais Secretário do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e Consultor da Congregação para a Doutrina da Fé; o sacerdote josefino e vigário episcopal para a vida religiosa da diocese de Roma e perito em direito canônico, Pe. Agostino Montan.

Completam a lista o Pe. Gianfranco Ghirlanda, Ex-reitor da Universidade Gregoriana de Roma e perito canonista; junto com Dom Mario Marchesi, Vigário Geral da Diocese da Cremona, quem fora também sub-secretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos e chefe do escritório jurídico da Conferência Episcopal Italiana.

A função dos conselheiros está estabelecida no decreto de nomeação do Dom Velasio De Paolis que assinala que "o Delegado, no cumprimento de sua missão, está acompanhado por quatro conselheiros pessoais, que o assistem na realização de seu trabalho, segundo as circunstâncias e as possibilidades e que podem ser encarregadas para tarefas específicas, particularmente para visitas ad referendum".

"Com sua ajuda, o Delegado Pontifício individua os temas principais, discute-os, esclarece-os à medida que se apresentam no caminho que ele foi chamado a conduzir".