Na cerimônia de despedida no aeroporto internacional de Birmingham, o Papa Bento XVI agradeceu a todos os que participaram na organização desta visita de quatro dias e os alentou a seguir o exemplo do Cardeal Newman a quem beatificou esta manhã, cujo testemunho católico de vida coerente à Verdade mostra a maneira de responder aos desafios da cultura atual.

Logo depois de ter cumprimentado 130 seminaristas com quem tomou uma foto e que logo dedicaram ao Pontífice um especial canto de despedida, o Santo Padre se dirigiu ao aeroporto internacional onde o esperava o Primeiro ministro Cameron, junto de outras autoridades civis.

Bento XVI assinalou que nestes dias de visita à Grã-Bretanha houve oportunidade de abrir portas para o diálogo intercultural e inter-religioso que enriquecerá toda a comunidade, e expressou seu desejo de que as relações entre o Reino Unido e a Santa Sé se vejam fortalecidas, "especialmente na cooperação para o desenvolvimento internacional, o cuidado do meio ambiente e a construção de uma sociedade civil com um renovado sentido de valores compartilhados e metas comuns".

Seguidamente recordou sua visita ao arcebispo de Canterbury, aos bispos da Inglaterra, assim como o encontro com os líderes de outras religiões e destacou que esta visita "esteve dirigida de um modo especial aos católicos do Reino Unido. Aprecio muitíssimo o tempo que passei com os Bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, e com os professores, alunos e adultos maiores".

"Foi especialmente comovedor celebrar com eles, aqui em Birmingham, a beatificação de um grande filho da Inglaterra, o Cardeal John Henry Newman. Estou convencido de que, com seu vasto legado de escritos acadêmicos e espirituais, ele tem ainda muito a ensinar-nos sobre a vida e o testemunho cristão em meio dos desafios do mundo atual, desafios que ele previu com surpreendente claridade".

Finalmente o Papa assegurou "uma vez mais meus melhores desejos e orações pela paz e prosperidade da Grã-Bretanha. Muitíssimo obrigado e que Deus os abençoe a todos".