O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou que o Vaticano confia na próxima canonização do agora Beato Cardeal John Henry Newman, e assinalou que existe uma "possibilidade concreta" de que seja declarado Doutor da Igreja.

Em conferência de imprensa uma hora depois da Missa de beatificação do Cardeal inglês John Henry Newman presidida ontem pelo Papa Bento XVI em Birmingham, o sacerdote explicou que o processo para a canonização do Cardeal deve seguir uma série de passos que exige ademais um segundo milagre realizado por sua intercessão.

O Pe. Lombardi opinou que logo depois da beatificação celebrada pelo mesmo Santo Padre, o Cardeal Newman atrairá maior atenção e devoção e se mostrou "otimista" por sua próxima canonização.

No avião de volta a Roma desde Birmingham, o porta voz vaticano disse que com o grande aporte intelectual e espiritual do Cardeal Newman existe "uma possibilidade concreta de que o Papa procederá neste sentido" de declará-lo Doutor da Igreja.