O porta-voz oficial do Vaticano, Padre Federico Lombardi, assegurou que há muita serenidade na Santa Sé ante a viagem que o Papa Bento XVI empreenderá na próxima semana ao Reino Unido e recordou que o propósito original da excursão é a beatificação do Cardeal John Henry Newman.

Em conferência de imprensa, o Padre Lombardi repassou os eventos programados para a visita e considerou possível que o Santo Padre se reúna com vítimas de abuso sexual.

O porta-voz recordou que se trata da viagem papal número 17 e descartou que se trata da excursão mais "difícil" de Bento XVI como alguns meios insistem em afirmar devido às ameaças de certos grupos radicais de protagonizar protestas contra o Pontífice.

"Vamos com muita serenidade, sabendo, entretanto, que é uma viagem muito importante e também complexa devido à riqueza dos acontecimentos e as situações que se apresentarão”, declarou o Pe. Lombardi.

A última visitalde um Papa a Reino Unido foi em 1982 quando João Paulo II chegou à Inglaterra em plena crise das Malvinas. O sacerdote recordou que esta vez, a razão original da viagem é a beatificação do Cardeal John Henry Newman.