O Arcebispo da capital do Chile, o Cardeal Francisco Javier Errázuriz, levou 33 terços abençoados pelo Papa Bento XVI aos mineiros soterrados na jazida San José de Atacama. O Cardeal celebrou uma emotiva Missa com os familiares e amigos dos trabalhadores que aguardam seu resgate.

O Cardeal Errázuriz destacou o gesto do Santo Padre, que no domingo enviou uma mensagem de solidariedade e proximidade aos mineiros. "É impressionante como este fato uniu a todos como família e não há ninguém no Chile que não esteja pendente dia a dia do que lhes ocorre", assinalou o Arcebispo de Santiago em uma conferência de imprensa oferecida na Diocese de Copiapó.

O Cardeal destacou o valor dos trabalhadores, a fortaleza, alegria, solidariedade e disciplina com que enfrentaram esta situação. Também refletiu sobre sua imensa fé, sua devoção à Virgem da Candelária e a São Lourenço, o padroeiro dos mineiros.

O Cardeal Errázuriz sublinhou a colaboração de tantos setores nas tarefas de resgate. "Quantos trabalhos importantes no Chile poderíamos abordar com esse espírito de solidariedade", manifestou o purpurado considerando que "este esforço proclama o valor de toda vida humana, que não tem preço".

"O que ocorreu aqui é um dos maiores presentes de como deve ser o Chile do futuro, a comunhão, a colaboração, com fortaleza, esperança e alegria", acrescentou.

Depois da Missa, em diálogo com os jornalistas, o Cardeal revelou que pôde falar por telefone aos mineiros “que hoje vim trazendo estes 33 terços que o Papa os envia especialmente e que ele mesmo abençoou".

Os mineiros "têm um ânimo esperançoso, solidário, com muita fé, que nos dá esperança de que poderão resistir até que sejam resgatados", assinalou.

Os mineiros se comunicam com o exterior através de uns tubos de plástico conhecidos como “pombas” nos quais se colocam mantimentos, remédios e, esta vez, os terços enviados pelo Papa Bento XVI. As pombas percorrem os 700 metros de profundidade que separam aos mineiros da superfície através de um ducto feito por uma perfuratriz que conseguiu chegar ao lugar onde se encontravam.