A Arquidiocese de Maceió realiza a segunda edição da Semana Social que acontece de 1 a 7 de setembro de 2010 na capital alagoana, prestando uma homenagem à médica e sanitarista Zilda Arns, fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, que faleceu em missão humanitária durante o terremoto no Haiti.

A Semana Social Zilda Arns prevê celebrações religiosas, conferências, exposições, feiras da solidariedade e o plebiscito popular pelo limite da propriedade de terra, onde contará com a presença de diversos setores da sociedade ligados aos temas em questão.

Segundo o coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa de Alagoas, Crismédio Neto, “esta semana é para nós motivo de grande alegria, pois estaremos homenageando uma pessoa que sempre esteve muito próxima a nós, alguém que tinha um carinho imenso pelo povo alagoano e pela nossa Arquidiocese”.

Crismédio relata que antes da última visita de Zilda Arns à Maceió, a médica afirmou “fico feliz em poder retornar a Alagoas. Prometi a mim mesma que um dia voltaria para agradecer todo o apoio que vem sendo dado às Pastorais da Criança e da Pessoa idosa".   

Durante a Semana Social acontece um plebiscito popular, uma campanha de âmbito nacional pelo limite da propriedade da terra. Segundo a assessoria de imprensa da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a “meta é atingir 100.000 votantes em todo o Estado de Alagoas, que possuem grandes concentrações de terras dominadas por 24 famílias”.

A médica e sanitarista Zilda Arns esteve em Alagoas de 03 a 07 de agosto de 2009, percorrendo as três dioceses da província eclesiástica, e na ocasião, encontrou-se com bispos, sacerdotes, religiosos, amigos e parceiros das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa.

Anteriormente, em julho do mesmo ano, Zilda Arns recebeu do Estado o título de cidadã alagoana, uma homenagem prestada pelas autoridades civis em reconhecimento ao seu trabalho em um dos estados de maior índice de mortalidade infantil. A proposta idealizada pela Arquidiocese de uma Igreja Missionária e Samaritana, encontra em Zilda Arns e na sua obra um dos testemunhos mais eloqüentes.