O Santo Padre assistiu ontem pela tarde na Sala dos Suíços do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo à projeção do filme "Cinco anos do Papa Bento XVI", do diretor alemão Michael Mandlik e produzida pela Bayerischer Rundfunk. Ao final da projeção recordou que a Igreja é sempre alegre, mesmo ante as dificuldades.

Ao final da projeção Bento XVI agradeceu a todos os que tinham colaborado na realização "desta extraordinária viagem espiritual" que rememora momentos chave da vida do Papa e da Igreja.

"Também hoje a Igreja, embora sofra tanto, como todos sabemos, é uma Igreja alegre, não uma Igreja envelhecida, uma Igreja jovem onde a fé cria alegria. Vimos neste filme a riqueza da vida da Igreja, a multiplicidade das culturas, dos carismas e dons diversos que vivem nela e como, nesta multiplicidade e nesta diversidade viva sempre a mesma e única Igreja".

O Papa comentou logo que "emocionou-me muito recordar alguns momentos, sobre tudo quando o Senhor pôs sobre meus ombros o serviço petrino, um peso que ninguém poderia levar somente com suas forças, mas porque o Senhor nos leva e me leva".

Neste sentido, o Papa afirmou também que o filme mostra como o serviço petrino suporta o mandato de "expressar e fazer visível e concreta a unidade" da Igreja "na multiplicidade histórica".