O presidente da Venezuela Hugo Chávez arremeteu uma vez mais contra a Igreja, esta vez contra o Papa Bento XVI, de quem disse "não é o embaixador de Cristo". Em todo caso, afirmou, "Cristo está no povo".

Chávez disse também que "Cristo não necessita embaixador" e anunciou a revisão dos convênios da Venezuela com a Santa Sé: "devemos revisar esses convênios, com todo respeito ao Estado do Vaticano e ao Papa, que não é nenhum embaixador de Cristo na Terra como eles dizem. Cristo não necessita embaixador", indicou.

Chávez recalcou que "Cristo está no povo e naqueles que lutamos pela justiça da libertação dos humildes, ali está Cristo, o verdadeiro, esse é Cristo, Nosso Pai, liberador dos pobres na Terra, exemplo supremo do sacrifício pelos que sofrem".

Chávez também voltou a insultar o Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino: "troglodita te disse, troglodita volto a te dizer" e disse ademais em referência aos bispos da Venezuela: "se por acaso vocês não entenderam, vocês são uns cavernícolas".

Os ataques de Chávez se produziram durante uma reunião que este sustentou na quarta-feira com o Partido Socialista Unida da Venezuela em resposta àquilo que foi expresso pela Conferência Episcopal Venezuelana depois das agressões do mandatário ao Cardeal Urosa.