O Papa Bento XVI inaugurou esta manhã nos Jardins Vaticanos uma fonte nova dedicada a São José e realizada pela Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano, em homenagem ao nome de batismo do Santo Padre (Joseph).

A fonte tem dois chafarices, um de seis metros e outro de oito, separados por uma palmeira e está decorada com seis painéis de bronze do artista italiano Franco Murer, dedicadas aos esponsais, ao primeiro sonho de José, ao Natal, à Fuga no Egito, ao encontro de Jesus no templo e ao trabalho na família de Nazaré.

Na inauguração o Papa Bento recordou que "José, confiando em Deus, consente e coopera com o plano da salvação" e explicou que "certamente, a intervenção divina em sua vida não podia menos que turvar seu coração. Confiar-se a Deus não significa realizar tudo seguindo nosso critério, não significa realizar o que tínhamos projetado; confiar-se a Deus quer dizer esvaziar-se de si mesmo, renunciar a si mesmo porque só quem aceita perder-se por Deus pode ser ‘justo’ como São José, pode conformar sua vontade à de Deus e assim realizar-se".

Seguidamente o Papa indicou que "o Evangelho não conservou nenhuma palavra de José, cuja atividade transcorre em silêncio. É o estilo que o caracteriza durante toda sua existência, seja antes de encontrar-se frente ao mistério da ação de Deus em sua esposa, seja quando consciente deste mistério está ao lado de Maria no Natal".

O Santo Padre disse logo que "esta formosa fonte dedicada a São José constitui uma chamada simbólica aos valores da simplicidade e a humildade na hora de cumprir diariamente a vontade de Deus, valores que caracterizaram a vida silenciosa mas inestimável do Custódio do Redentor".

"Confio à sua intercessão a Igreja e o mundo. Junto à Virgem Maria, sua esposa, ele guie sempre vosso caminho e o meu para que possamos ser instrumentos gozosos de paz e salvação", concluiu o Papa.