Com uma bela manhã ensolarada, típica do Rio de Janeiro, foi entregue de volta à Cidade o seu maior símbolo e protetor: o Cristo Redentor. A imagem, um dos principais pontos turísticos da capital carioca, foi reaberto à visitação na manhã de ontem, 30, depois de passar por obras de restauração que duraram quatro meses. À noite, o monumento ganhará iluminação verde e amarela para saudar, durante sete dias, a seleção brasileira que participa da Copa do Mundo na África do Sul. O monumento completa 80 anos em 2011.

Segundo a informação divulgada pela Agência Brasil, durante as obras, os técnicos identificaram vazamentos que afetavam a capela localizada na parte inferior do Cristo Redentor. Foram retirados cerca de 300 litros de água do interior de cada braço da estátua. Somente para esse reparo foram usados mais de 300 bolsas de cimento.

Além disso, foi necessário repor mosaicos de pedra-sabão que revestem o monumento. Foram utilizadas mais de 60 mil pedras, informou Fábio Espínola, diretor executivo da Vale, parceira da Arquidiocese do Rio de Janeiro no processo de restauração da estátua, uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Por outro lado o engenheiro Clezio Dutra afirmou que a estrutura do monumento foi refeita para protegê-lo de raios.
 
O Secretário Geral da CNBB e Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Dimas Lara Barbosa, presidiu a Celebração Eucarística em Ação de Graças ao Monumento do Cristo Redentor e por todos aqueles que trabalharam para que essa obra fosse concretizada.

- Como é bonito ver que o talento do ser humano se alia à beleza da própria criação, para nos oferecer um Monumento singular de arte e de fé, destacou o Bispo.