Diversas arquidioceses brasileiras começam a organizar-se para ajudar os danificados pelas chuvas do nordeste brasileiro. Paraíba, Maceió, Aparecida estão entre as arquidioceses que se mobilizaram para ajudar os desabrigados. Em Salvador, o Cardeal Dom Geraldo Majella, o Arcebispo primaz do Brasil, também disponibilizou uma conta bancária para doações aos atingidos pelas enchentes em Pernambuco e Alagoas. O número de mortos até agora chega a 54, segundo o jornal A Folha de São Paulo.

A Arquidiocese da Paraíba, em um gesto de solidariedade com os desabrigados pelas chuvas em Pernambuco e Alagoas, está apoiando a campanha lançada pela diocese de Campina Grande (PB) e, a partir desta segunda-feira, 28, começa a receber donativos, na Cúria Metropolitana, ao lado da Igreja do Carmo, na Praça Dom Adauto, no Centro de João Pessoa. Os donativos (alimentos, água, roupas, calçados e móveis) podem ser entregues das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Segundo o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, "todos devem se unir nessa corrente solidária e fraterna em prol dos irmãos necessitados de Pernambuco e Alagoas".

Da mesma forma Canção Nova notícias informou  que o Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, emitiu uma nota de solidariedade as pessoas atingidas pelas enchentes. “Sensibilizados com os últimos acontecimentos que destruíram boa parte de nosso estado de Alagoas, nos irmanamos com a Cáritas e a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste II, para mostrarmos o rosto da Igreja de Maceió: “Missionária e Samaritana”, em meio aos irmãos flagelados, atingidos pelas fortes chuvas que devastaram nossa região”, destacou Dom Antônio, em um dos trechos da nota.

A população de Maceió pode fazer suas doações, e a arquidiocese disponibilizou uma conta bancária para receber essas doações. Banco Real, agência 1538, conta 4.094750–6. No caso de alimentos, roupas e remédios, a Igreja de São Gonçalo continuará aberta para a arrecadação. “Agradeço de modo particular aos fiéis desta Arquidiocese pela generosidade e espírito fraterno, que despertou o coração de muitos a este gesto de Igreja que nos faz viver o ideal do Evangelho de Jesus Cristo: A partilha como gesto concreto do amor”, destacou Dom Antônio na nota aparecida no portal web de notícias da Rede Canção Nova.

O Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno, também emitiu uma nota de apoio as vítimas das chuvas no Nordeste. “Como todos sabem, as chuvas da última semana colocaram várias cidades destes estados (Pernambuco e Alagoas) em situação de extrema emergência. Há dezenas de mortos e centenas de pessoas desaparecidas e desalojadas. Além das nossas orações, é importante, neste momento, um gesto concreto de solidariedade em favor dos nossos irmãos nordestinos”, destacou.

Em Salvador (BA), o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, enviou uma carta à arquidiocese onde anunciou a abertura de uma campanha em favor das vítimas das chuvas no nordeste. Todos os valores arrecadados serão destinados às dioceses mais atingidas. As doações podem ser feitas pelo Banco do Brasil, Agência 3458-4, Conta nº 20231-2 - em nome da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

A Cáritas Brasileira e a CNBB iniciaram na última quarta-feira, 23, a Campanha "SOS Pernambuco e Alagoas" em prol das vítimas das chuvas. As doações podem ser feitas pela conta:

Banco do Brasil
Agência 3505-X
Conta Corrente 5821-1