Reunido em Brasília a partir de ontem, o Conselho Permanente da CNBB vai discutir a situação dos dois estados e deverá divulgar uma mensagem de solidariedade. As chuvas da última semana causaram um efeito devastador em Pernambuco e Alagoas. São mais de 45 mortos, 123 mil desabrigados e desalojados e mais 1.5 mil desaparecidos, segundo informações do governo de ambos os estados.

Em Pernambuco, 53 municípios já decretaram estado de emergência. Já em Alagoas são 17 com outros 15 em estado de calamidade pública. A situação é de extrema emergência, informou a Rádio Vaticano em seu portal web em português.

Diversas dioceses da região estão promovendo campanhas de solidariedade para ajudar as vítimas das chuvas, convidando a população a fazer doações em dinheiro, água potável, alimentos não-perecíveis, roupas e colchões. O objetivo é coletar 15 toneladas de mantimentos para os danificados.

A arquidiocese de Maceió, que abrange 19 das 21 cidades atingidas gravemente pelas chuvas e enchentes em Alagoas, também está em campanha desde o último sábado, 19.

O Arcebispo, Dom Antonio Muniz, convocou todos os fiéis a se mobilizarem na coleta de alimentos, roupas, água e tudo que for necessário.

RV informa também que em São Paulo, neste domingo, dia 27, às 11h, na Catedral da Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo metropolitano, presidirá celebração eucarística em solidariedade a todas as pessoas que estão sofrendo com as enchentes. Na ocasião, o arcebispo abrirá oficialmente a Campanha SOS Nordeste da Cáritas de São Paulo. Dom Odilo convida para a celebração de domingo especialmente os milhares de nordestinos que vivem na capital paulista a comparecem à catedral para rezarem por seus conterrâneos que estão sofrendo com os desastres causados pelas chuvas.